Lipstick jungle

Já faz algum tempo que venho reparando o fortalecimento do uso do batom no cotidiano feminino. Por um período o gloss, que apenas dava um brilho aos lábios, reinou absoluto mas nas ultimas temporadas cores fortes, ou até mesmo neutras, vieram representadas através deste bastão mágico. O clássico entre os tons de fato é o vermelho. A Anna reapresentou o uso para mim e assumo que me tornei uma ‘lipstick addicted’.

O batom que conhecemos hoje é uma invenção recente, apenas do século passado, entretanto  há registros de cosméticos com a mesma finalidade que a dele desde a antiga Mesopotâmia. As mulheres deste período esmagavam jóias semi preciosas e passavam nos lábios e em torno dos olhos. No Egito a primeira composição de algo parecido com o batom envolvia algas marinhas, iodo e bromo. Essa mistura ácida trouxe doenças infecciosas para as mulheres e consequentemente para os homens, ficando conhecida como ‘o beijo da morte’. Já a rainha Cleópatra criou uma nova forma de pigmentação ao esmagar besouros carmim (nativos do México) juntamente com ovos de formigas e, para o efeito cintilante eram utilizadas escamas de peixe.

Demorou alguns anos até a popularização deste cosmético desde o seu inicio até a composição atual. Nos anos 20 e 30 a industria cinematográfica começou a influenciar a venda do tom vermelho nos salões através das divas Elizabeth Arden e Estée Lauder. Nos anos 40 o vermelho se tornou a cor oficial das pin ups e ganhou o mundo e também o coração das donas de casa mais conservadoras.

Entre as marcas favoritas a MAC é a mais citada: Ruby Woo , Russian Red… Todos tons bens chamativos e queridinhos das fashionistas. Nós do Notas Promissórias testamos um da NYX, da coleção Matte. A cor que usamos é o Pure Red e podemos afirmar é incrível. Além de ser maravilhoso o efeito é duradouro.

Esse batom da NYX que usei você encontra na R&A Valadão, nossa loja parceira, por 40 reais. Lembrando também que os batons da MAC estão em promoção, de R$ 65 por R$50.

Sobre Camila Gomides

Aluna do curso de Design de Moda da UFG.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s