São Paulo Fashion Week sem Ronaldo Fraga

É do conhecimento de muitos a admiração que sinto pelo trabalho do Ronaldo Fraga. Ao me deparar com essa notícia ainda pela manhã confesso que fiquei muito triste. Ronaldo nunca fez moda, ele faz arte! Tanto que a coleção ‘Rio São Francisco’ acabou abrindo espaço para uma exposição do designer que passou por diversas cidades do Brasil e a qual postamos diversas vezes falando sobre aqui no Notas.

Em sua carta de despedida, Ronaldo explica que troca uma temporada (a do inverno 2012) pelo lançamento de seu livro ‘Caderno de Roupas, Memórias e Croquis’. Entretanto vale a pena ressaltar que, logo no primeiro parágrafo, é dito por ele que a moda acabou. Percebi nessa afirmação um tom de frustração, que talvez não tenha sido apenas o livro o motivo dessa pausa, mas quem somos nós para questionar – e decifrar – uma das mais brilhantes mentes da moda nacional?

Apesar de ser somente uma temporada, deixo aqui explicita a minha infelicidade de não poder assistir, mesmo que apenas online, a um desfile repleto de cores, conteúdo e identidade brasileira. Espero que essa unica temporada não se estenda a outras. Abaixo, a carta divulgada:

PARO. LOGO EXISTO

A moda acabou? Pelo menos da forma como a conhecíamos, acredito que sim. O desenho de um novo tempo nos pede novas funções para roupas, corpos, móveis e imóveis.

Termino este ano com um saldo de seis coleções de moda, coleções de coisas para vestir a casa, quatro exposições multimídia, direção criativa de grandes eventos, pesquisas, conversas e projetos em todo esse Brasil varonil…!

Toda essa intensidade de acontecimentos me permite agora experimentar um desejo de, depois de 17 anos desfilando regularmente duas coleções anuais, não desfilar na temporada do próximo inverno.

Parar para respirar, para observar o entorno, para investigar outros suportes para o pensar, o expor, o produzir e o comercializar moda no Brasil.

Meu tempo pede isto: a possibilidade de estabelecer diálogos mais estreitos com outras frentes, caminho que já venho trilhando.

No início de 2012, trocarei a realização de um desfile pelo lançamento de um livro, o Caderno de Roupas, Memórias e Croquis.

Em outras palavras, na próxima temporada, trocarei a passarela por uma pausa e por uma escolha pela concentração em palavras, riscos, rabiscos e desenhos. 

E as roupas, impertinentes, continuarão por lá.

Feliz Ano Novo!

Carinhosamente, 
Ronaldo Fraga

Sobre Camila Gomides

Aluna do curso de Design de Moda da UFG.
Esse post foi publicado em Arte e Moda, Desfiles, Exposições, Grandes estilistas, Inspirações, SPFW. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s