Ilustração de moda

Mas afinal, o que é e para que serve ilustração de moda?

Essa pergunta surgiu em uma conversa e fui então buscar informações para respondê-la. O resultado da pesquisa foi tão legal que achei melhor repassá-lo a vocês da mesma maneira que eu encontrei:

“A história da ilustração de moda começa no século XVI, quando as explorações e os descobrimentos provocaram fascinações por vestidos e pelos trajes de todas as nações do mundo” (BLACKMAN, 2007, p.06).
“O desenho servia e ainda serve para passar informações e se ter a noção de como será a peça para quem irá desenvolvê-la, produzi-la ou até mesmo comprá-la.
É através do desenho de moda que os modelos, antes somente pensados e imaginados, tomam forma, complementando o trabalho do estilista, transformando sua criação em realidade e facilitando a sua confecção.
Atualmente, desenho e moda se complementam. Em suas várias formas, o desenho torna realizável grandes projetos: cada peça que brilha nos desfiles mundo afora tiveram origem de um simples rabisco, um esboço que se tornou croqui; o croqui que passou a desenho técnico que, interpretado virou molde, modelado transformou-se em sonho de consumo. O desenho de moda é uma forma de expressar uma cultura, criar conceitos e formar opiniões.”

Ilustração de moda é diferente de croqui.

“O croqui é uma forma figurativa utilizada para obter idéias rapidamente e comunicar as idéias de modelos, embora também possa estar relacionado à captação do estilo da roupa, o croqui não serve apenas para interpretar uma roupa, mas também servem para diferenciar o designer, pois cada um tem um estilo próprio e o croqui acaba tornando-se a assinatura do estilista. O croqui precisa ser um desenho rápido, pois as idéias surgem rapidamente e precisam ser colocadas no papel imediatamente antes que sejam esquecidas.” (SORGER, UDALE, 2009, p.49)

“Confunde-se desenho de moda com ilustração de moda, cabe ressaltar então suas diferenças básicas. Esboços e croquis abordam roupas, mostram a silhueta, os detalhes. A ilustração de moda é vista como uma arte, permite que o ilustrador seja ainda mais criativo. Na ilustração não há regras, restrições ou maneiras de se trabalhar, pode-se utilizar diversos materiais de forma não estruturada.

A ilustração de moda é tão estimulante e expressiva quanto a interpretação artística individual da idéia de um designer ilustrador. Seja o enfoque do ilustrador o detalhe, a silhueta, uma narrativa ou o desdobramento de um esboço rápido do design que é desenhado, a ilustração pode captar o espírito de uma coleção com a assinatura do olhar e mão de outro artista. À medida que a tecnologia se desenvolve, o ilustrador de moda tem a escolha de trabalhar com a pureza da arte – lápis, caneta, pincel, crayon, caneta esferográfica, colagem, aerógrafo, tinta – ou ainda com o computador, ou combinar os dois. A escolha do enfoque e da técnica é tão ilimitada quanto a imaginação de um ilustrador. O uso da ilustração de moda pode variar de uma livre ilustração pessoal em um trabalho editorial até orientações específicas sugeridas por um brief criativo. Se a ilustração será utilizada comercialmente, por exemplo, no marketing de um designer de moda, na publicidade ou embalagem de produto, ela pode ser uma forma de desenvolver uma identidade corporativa com o dom da expressão artística.” (GRAY, 2009, p.50)

Dúvida solucionada, na próxima sexta retornamos ao padrão da coluna de Ilustração de Moda trazendo o trabalho de ilustradores que descobrimos e achamos interessantes (:

As informações foram retiradas daqui.

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