50 anos de bonequinha de luxo

O filme Bonequinha de Luxo, tão conhecido e amado por todo mundo da moda completa 50 anos em 2011. A primeira exibição aconteceu em 5 de outubro de 1961, mas as comemorações já começaram em Nova York com o lançamento de uma edição especial em DVD.

O estilo de Audrey no filme, com óculos escuros grandes, vestido preto Givenchy, pérolas e boquilha para fumar cigarros, foi a principal definição de glamour nos anos 1960 e continua servindo de inspiração até hoje.

Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s), dirigido por Blake Edwards, conta a história de uma jovem independente fanática por festas da alta sociedade nova-iorquina onde ganha afeto e dinheiro de homens influentes sem qualquer envolvimento emocional, até conhecer um aspirante a escritor e bom, aí a história muda. O filme é uma adaptação do romance homônimo escrito por Truman Capote e obteve cinco indicações ao Oscar, levando as estatuetas de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção, por Moon River, criada por Henry Mancini.

Interessante ressaltar a parceria Givenchy/Hepburn que fez de Audrey um ícone fashion e mostrou para a América a alta costura francesa de Givenchy e que permaneceu durante vários filmes da atriz.

“Eu trabalho mais sobre modelos vivos que com manequins de madeira. Os manequins vivos são fonte de inspiração. Audrey Hepburn encarnou, para mim, um ideal feminino, por suas proporções e também por sua imagem.” Givenchy

E você que ainda não viu o filme ou ficou com muita vontade de rever, faço um convite: Assista Bonequinha de luxo sábado dia 17 de setembro, no cine Goiânia Ouro, pelo projeto de extensão “Da estética do filme ao imaginário arquitetônico” do curso de Arquietura e Urbanismo da UEG , às 17 horas, com comentários meus e de estudantes de arquitetura no final da sessão.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arte e Moda e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para 50 anos de bonequinha de luxo

  1. Morri demaaaais gente! Que lindo! Pena que não vou poder ir no dia, mas a Bonequinha de Luxo sempre merece ser lembrada, grande ícone, só não pode orkutizar, hahahhaa.

  2. Gabriela disse:

    mto legal, deu vontade de conferir ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s