Denim

Qualquer pessoa interessada em moda já leu ou escutou que o verão 2012 trará várias novas e criativas utilizações do denim, mas… você sabe o que é DENIM?

Denim é um tipo de tecido de algodão, normalmente com ligamento sarja, onde somente os fios do urdume (longitudinal) são tingidos com corante índigo, e é a matéria-prima para a fabricação de artigos Jeans.

O corante índigo não tem muita afinidade com o algodão, por isso o tingimento é apenas superficial nos fios de urdume, formando em cada fio um anel azul com o núcleo branco. Atualmente estima-se o consumo mundial desse tecido acima de 3 bilhões de metros lineares por ano, e os principais consumidores são Estador Unidos, Europa e Japão.

Segundo a ABIT, o Brasil é o segundo maior produtor desse tecido do mundo. A produção mensal brasileira de denim é de cerca de 45 milhões de metros, dos quais 10 milhões são exportados. O maior pólo de produção de todo o segmento é o Estado de São Paulo. Os estados de Pernambuco, Ceará, Goiás e Paraná são outros pólos industriais de destaque. , O jeanswear é um dos setores mais ativos do mercado de moda brasileiro.

O denim é um tecido é muito antigo, e desde o século XVII era usado para fazer vestimentas masculinas, por ter longa durabilidade e resistência a muitas lavagens. No fim do século XVIII, as indústrias norte-americanas começam uma pequena produção do tecido a fim de se tornarem independentes dos produtores estrangeiros, e nessa época  ele era usado para confecção de roupas de trabalho duro, onde havia a necessidade de roupas que oferecessem durabilidade e conforto.

Na história da indústria têxtil, o denim caracterizou-se como o tecido mais produzido e mais popular durante determinado tempo, já que a calça jeans é o item mais famoso do vestuário. Inclusive, a calça jeans quando foi lançada era conhecida como “waist overrals”, e em 1926 passou a ser chamada de cowboy overalls. Durante a Segunda Guerra Mundial acontece de fato o início de sua expansão global, os marinheiros passam a usá-las e rapidamente as fazem entrar na Europa, juntamente com a COCA-COLA, os chicles ADAMS , os cigarros com filtro da MARLBORO e o Plano Marshall.

O verão 2012 será JEANS FEVER!

Anúncios
Esse post foi publicado em Tendência e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s